Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Beleza | Saúde | Produtos Naturais

28 de Abril de 2011 as 10h:36



Terapia na adolescência pode evitar os perigos da dependência química


Fatores como traumas, baixa autoestima, problemas familiares, questões amorosas e influência dos amigos são algumas das causas que têm levado jovens à dependência química.

Para a psicoterapeuta Sandra Lanza Panazzo, o acompanhamento de um profissional e o apoio da família são fundamentais no trabalho de prevenção ou no resgate do adolescente.

A dependência química exibe sinais claros na rotina diária do dependente, fazendo com que, de uma hora para outra, o jovem altere seu comportamento. Entre os sinais estão: isolamento e conflitos com a família, falta de apetite e desmotivação para o trabalho e o estudo. Cheiro forte de solventes, boca seca, olhos vermelhos, alteração brusca de humor estão entre as características da dependência química.

Pesquisa da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, realizada com familiares de dependentes químicos, revelou que a pressão do ambiente, a influência de amigos e a baixa autoestima contribuem para que os jovens comecem a utilizar drogas. Entre as substâncias mais consumidas pelos jovens estão: álcool (50,2%), tabaco (14,1%) e drogas ilícitas (11,6%). Ainda de acordo com o estudo, em mais de 70% dos casos, os problemas ultrapassam o núcleo familiar, afetando também parentes próximos e amigos. Muitas vezes, a família não sabe lidar com a situação.

Para a psicoterapeuta Sandra Lanza Panazzo essa é uma tarefa difícil que requer cuidados especiais. “O mais importante é a preservação do relacionamento, com uma atenção especial para que o dependente não se sinta discriminado dentro de sua própria casa. Recomenda-se o apoio e a orientação de um profissional para direcionar as ações, de acordo com o grau de dependência do usuário”, informa.

Segundo Sandra, a transição entre o ensino médio e a universidade pode tornar os jovens mais vulneráveis à utilização de drogas. “A independência financeira, moral e intelectual, além de trazer sentimentos positivos de liberdade e capacidade de julgamento, pode propiciar uma avaliação distorcida, natural do processo de amadurecimento psíquico. Essa fase, aliada à ansiedade de uma sociedade altamente competitiva, com a qual vivemos atualmente, leva o jovem a uma maior suscetibilidade ao uso dessas substâncias”, explica. Outros fatores contribuem para facilidade ao acesso e ao forte crescimento do consumo de drogas legais ou ilegais nos dias atuais, como o avanço da tecnologia e a velocidade da informação fortalecida pela ‘febre’ das redes sociais.

De acordo com a psicoterapeuta, quando a família descobre que um de seus filhos tornou-se dependente, todas as suas referências internas são questionadas. “Os pais tentam encontrar em que momento erraram na educação dos filhos. Com isso, todas as crenças e valores, que foram aplicados durante a vida, perdem temporariamente a credibilidade. Essa perda acaba interferindo na rotina dos demais membros da família, que, de certa forma, são dominados pelos sentimentos de angústia, preocupação e medo”, reforça.

Para enfrentar situações como essa, o trabalho realizado pela psicoterapia é importante tanto para o dependente como para os familiares. “O acompanhamento tem como objetivo conscientizar cada um de sua efetiva responsabilidade no processo. Na verdade, o terapeuta auxilia no desafio encontrado pela família para reverter o problema e resgatar os valores da vida real”, analisa Sandra Lanza Panazzo.

“A terapia e suas metodologias específicas vêm ajudar a quebrar o padrão de comportamento repetitivo de destruição que acomete essas pessoas. Também busca trabalhar o ser humano na sua totalidade. Em alguns casos, dependendo da gravidade do problema, é necessária a intervenção de um psiquiatra que trate a doença com a inclusão de medicamentos”, complementa.

A terapeuta revela ainda que apenas a informação não garante a mudança de atitude dos adolescentes. Na maioria das vezes, é preciso que a família use a inteligência emocional para elucidar questões. “Na prática, quando nos referimos ao álcool, drogas químicas ou cigarros, estamos falando de uma ilusão química de prazer, com efeitos danosos e ameaçadores à saúde, à vida e ao bem-estar”, ressalta. Segundo Sandra Panazzo, milhares de jovens perdem suas vidas por uma simples aventura. No caso da droga, vicia e destrói em pouquíssimo tempo. “Diante de tanta perspectiva de futuro e de boas escolhas e com consequentes vitórias, infelizmente, parte da nossa juventude está entrando em um caminho, que se não for percebido e trabalhado a tempo, pode ser sem volta”.

SERVIÇO:

Para saber mais sobre o tema ou outras questões relacionadas à psicoterapia, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3684-1599 ou à rua Professor Herbert Baldus, 125 sala 1 - Vila São Francisco – São Paulo (SP).
________________________________________
Sobre a psicoterapeuta

Sandra Lanza Panazzo (www.sandralanzapanazzo.com.br)

Por meio da psicoterapia psicanalítica, atunando há vários anos, a profissional busca orientar seus clientes para que encontrem o aperfeiçoamento pessoal e o auto-conhecimento. Com isso, procura proporcionar mais qualidade de vida, melhor gerenciamento do estresse, prevenir males, melhorar o estado de espírito e a autoestima da pessoa.

Em seu consultório, à rua Professor Herbert Baldus, 125 sala 1 - Vila São Francisco – São Paulo (SP), utiliza outras técnicas para auxiliar o cliente na procura da saúde mental e física, tais como: acupuntura, florais de Bach, terapia ortomolecular e naturopatia. O atendimento é realizado individualmente ou familiar, a casais, crianças e adolescentes.

Abril 2011 - Jornalista responsável: Márcia Brandão (MTb 59.938)



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
SUAV - Franquia de Beleza foca expansão em cidades do interior 05/09/2019
SUAV - Franquia de Beleza foca expansão em cidades do interior
 
ORTOPLAN Especialidades Odontológicas - Conversão de Bandeira é a Estratégia 04/06/2019
ORTOPLAN Especialidades Odontológicas - Conversão de Bandeira é a Estratégia
 
TERRA MADRE Franquia especializada em Produtos Orgânicos e Saudáveis chega a Floripa 16/04/2019
TERRA MADRE Franquia especializada em Produtos Orgânicos e Saudáveis chega a Floripa
 
MAISLASER Rede de Franquias de Clínicas de Depilação a Laser chega a Floriapa com Ana Hickmann 26/03/2019
MAISLASER Rede de Franquias de Clínicas de Depilação a Laser chega a Floriapa com Ana Hickmann
 
ODONTOCLINIC,  Única Franquia do Setor Odontológico Reconhecida pela Excelência no Atendimento 28/02/2019
ODONTOCLINIC, Única Franquia do Setor Odontológico Reconhecida pela Excelência no Atendimento
 
ÓTICAS CAROL apresenta seu Modelo de Franchising 14/01/2019
ÓTICAS CAROL apresenta seu Modelo de Franchising
 
FRANQUIAS na área BELEZA crescem no Brasil 18/11/2018
FRANQUIAS na área BELEZA crescem no Brasil
 
EMAGRECENTRO - Franquias de Estética Crescem na Contramão da Crise 10/10/2018
EMAGRECENTRO - Franquias de Estética Crescem na Contramão da Crise
 
SÓBRANCELHAS  lança campanha Outubro Rosa 08/10/2018
SÓBRANCELHAS lança campanha Outubro Rosa
 
YES ! COSMETICS na Expo Franchising ABF RIO 2018, de 27 a 29.09 14/09/2018
YES ! COSMETICS na Expo Franchising ABF RIO 2018, de 27 a 29.09
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites